Defesa Civil promove videoconferência para aprimorar o sistema de monitoramento e alertas da bacia do rio Taquari

Imagens do Rio Taquari.
Imagens do Rio Taquari. - Foto: Defesa Civil RS
Por Ascom/Defesa Civil

A Defesa Civil Estadual realizou na manhã de terça-feira (14), uma reunião para avaliar a situação da bacia do rio Taquari e buscar um aprimoramento nas ações de preparação, mitigação e preparação a eventos adversos como inundações na região.

A videoconferência contou com a participação do prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo,  representantes das Defesa Civis de Lajeado e Estrela, meteorologistas, hidrólogos da Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Coordenadoria Regional de Defesa Civil.

O encontro teve como objetivo principal avaliar e aprimorar o sistema de monitoramento e alertas da bacia do Rio Taquari, reduzindo o número de pessoas afetadas em áreas sob risco ou atingidas por desastres.

Segundo o subchefe de Defesa Civil RS, coronel Rodrigo Dutra, "não havia modelagem de referência para o conjunto de eventos extremos que enfrentamos nas últimas duas semanas". Desde a década de cinquenta, o Rio Grande do Sul não registra volumes hidrológicos tão expressivos em uma região com curto espaço de tempo.

"Lajeado passa fazer parte do grupo de monitoramento coordenado pelo Centro de Operações da Defesa Civil Estadual, uma vez, que a resposta hidrológica na bacia do Rio Taquari também tem reflexo direto no Delta do Jacuí", ", ressaltou o coronel Rodrigo.

A Sala de Situação da Sema está monitorando o potencial das chuvas previstas para quinta-feira (16) e volume hídrico para a região de Lajeado.