Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Civil participa de treinamento Operacional da Sala de Situação SEMA

Publicação:

Uma pessoa está em pé e as outras sentadas  observando o que está em pé falar. Na sala onde estão se  mesa, quadro, tv e mapas.
Defesa Civil Estadual reunida com técnicos da SEMA - Foto: Divulgação/Defesa Civil
Por Camila Santos

Nesta quarta-feira (13), integrantes da Defesa Civil do Estado participaram do treinamento operacional da Sala de Situação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA), onde foram apresentados assuntos ligados a Defesa Civil. Desde 2016, a Sala de Situação emite Boletins constantes e avisos que servem como base para a tomada de decisão do Centro de Operações (CODEC).  

Os treinamentos ocorrem a cada três meses com uma diversidade de tópicos para diferentes públicos e são administrados pela equipe técnica da SEMA. Entre os assuntos abordados no decorrer da palestra, foi citado os conceitos básicos e noções sobre os principais fenômenos meteorológicos que ocorrem no Brasil e no Rio Grande do Sul como geada, rajadas de vento, tempestades severas e estiagem. 

Encontros como este visam estreitar os laços entre as instituições visando a excelência no atendimento e a preocupação à população do Estado. O trabalho integrado é a mais eficaz forma de reestruturação rápida antes, durante e após ocorrências adversas. 

Pessoas em pé sorrindo para foto, atrás com telas de tv mostram diversos mapas.

Estavam presentes a equipe da SEMA: Cátia Valente (Meteorologista), Marcela Nextoux (Hidróloga) e Lucas Giacomelli (Hidrólogo), junto com os integrantes da Defesa Civil do Estado, Tenente Silvia Cristina da Rosa, Tenente Marla de Oliveira, Tenente Cristiano Machado, Sargento Valderlei Picinatto e Sargento Fabiano da Silva. 

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul