Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Civil participa de operação de fiscalização de transporte com produtos perigosos em Bom Princípio

Publicação:

Defesa Civil participa de operação de fiscalização de transporte com produtos perigosos em Bom Principio.
Defesa Civil participa de operação de fiscalização de transporte com produtos perigosos em Bom Princípio - Foto: Divulgação/Defesa Civil
Por Camila Santos

Nos dias 5 e 6 de outubro, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul participou do exercício prático de fiscalização de transporte com produtos perigosos realizado nas imediações posto do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), em Bom Princípio.

O subchefe de Defesa Civil do RS, coronel Marcus Vinícius Gonçalves Oliveira, acompanhou o início da operação e destacou que “ações como estas visam integrar as diferentes agências para prevenção e preparação em uma possível emergência de dano ambiental”.

Na fiscalização foram efetuadas ações de abordagem e orientações para os motoristas dos veículos. No total, 159 veículos foram fiscalizados, 220 pessoas abordadas, 48 autuações e um preso por transporte de produtos perigosos de forma irregular.

A operação teve como objetivo promover as ações integradas ao programa o Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2), além de praticar a prevenção, orientando os motoristas sobre a importância dos cuidados na condução segura dos veículos e os riscos presentes em cada produto, também ressaltando a necessidade de conservação e manutenção dos equipamentos de proteção individual e da emergência do próprio veículo.

Na fiscalização foram efetuadas ações de abordagem e orientação para os motoristas dos veículos
Na fiscalização foram efetuadas ações de abordagem e orientação para os motoristas dos veículos - Foto: Divulgação/Defesa Civil

A atividade contou com a presença dos servidores da Defesa Civil, Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER-RS).

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul