Defesa Civil Estadual acompanha simulado com desastres de grandes proporções realizado no Paraná

A comissão formada por oficiais do RS, também visitou a sede da Defesa Civil  Estadual do Paraná para conhecer a sua estrutura
Por Camila Santos

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil acompanhou o exercício simulado de desastre natural organizado pelo Ministério da Defesa, por meio do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) realizado entre os dias 22 a 26 de novembro, no 27º Batalhão Logístico, em Curitiba, Paraná.

O exercício baseava-se em criar estratégias rápidas para deslocamentos de meios e equipes de socorro, por redes de computadores, reunida com ações das Forças Armadas, agências e demais instituições envolvidas na resposta a acidentes de grandes proporções. A intenção  do simulado é a capacitação mais eficiente dos meios disponíveis e o aperfeiçoamento das medidas e dos processos para socorro à população afetada. Possibilitando o conhecimento das capacidades de cada órgão envolvido nesse tipo de atendimento.

Para o representante da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, tenente-coronel Everton Souza Dias, “atividades como estas são extremamente importantes para que ocorrências reais de emergências tenham o menor impacto possível”. O Coordenador Regional, tenente-coronel Jacob Pinton, também acompanhou o simulado.

A comissão formada por oficiais do RS, também visitou a sede da Defesa Civil  Estadual do Paraná para conhecer a sua estrutura, equipes e realizar a troca de experiências nas boas práticas, para usar como exemplo em aperfeiçoamento no trabalho das equipes gaúchas.

A comissão formada por oficiais do RS, também visitou a sede da Defesa Civil Estadual do Paraná para conhecer a sua estrutura - Foto: Divulgação/Defesa Civil