Defesa Civil coordena instalação da Comissão Estadual P2R2

Primeira reunião da comissão P2R2
Primeira reunião da comissão P2R2 - Foto: Camila Santos/ Defesa Civil
Por Ana Paola Dala Barba

Na terça-feira (17), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado coordenou a instalação da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais Envolvendo Produtos Químicos Perigosos (P2R2). A reunião com os novos integrantes foi realizada na Sala de Gestão da Secretaria da Segurança Pública e reuniu representantes de dezesseis instituições estaduais e federais.

A Comissão Estadual P2R2 foi criada pelo Decreto nº 43.591 de 25 de janeiro de 2005. A atual composição da comissão foi designada por ato do Governador do Estado, publicado em Diário Oficial no dia 02 de agosto de 2019. A posse dos novos membros da comissão (titulares e suplentes) cumpre o cronograma de metas relativo ao aperfeiçoamento da comissão P2R2. A iniciativa faz parte da Ação Programática de Gestão em Defesa Civil, constante do Plano Plurianual 2020-2023 e parte do monitoramento estratégico do Governo do Estado.

A iniciativa faz parte da Ação Programática de Gestão em Defesa Civil.
A iniciativa faz parte da Ação Programática de Gestão em Defesa Civil. - Foto: Camila Santos/ Defesa Civil

O subchefe de Defesa Civil do RS, tenente-coronel Rodrigo Dutra, coordenou a reunião e destacou “a importância do trabalho integrado desenvolvido por múltiplas agências”. Durante o encontro, a comissão deliberou sobre a inclusão de novos membros, criação de grupos de trabalho para revisão normativa, levantamento de necessidades de respostas e operações de fiscalização.

A Comissão Estadual P2R2 é formada por representantes da Defesa Civil Estadual, Fundação Estadual de Proteção Ambiental, Centro Estadual de Vigilância a Saúde, Corpo de Bombeiros Militar, Brigada Militar, Departamento Autônomo de Estadas e Rodagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dois Recursos Naturais Renováveis, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Conselho Regional de Química, Polícia Rodoviária Federal. Também foram convidados para integrar a comissão os representantes da Agência Brasileira de Inteligência, Agência Nacional de Transportes Terrestres e Polícia Federal.

Programa P2R2

O programa P2R2 consiste na adoção de estratégias de articulação dos órgãos de fiscalização, desenvolvimento de programas de capacitação, específicos para atuação em eventos de emergências química, biológica, radiológica e nuclear. Além do reaparelhamento dos órgãos de primeira intervenção estatal como a Fepam, Corpo de Bombeiros Militar, Brigada Militar, através dos Comandos Rodoviários e Ambiental, o qual faz parte de um importante campo de atuação da Defesa Civil Estadual.