Defesa Civil completa 51 anos com painel sobre Cidades Resilientes

Painel sobre Cidades Resilientes
Por Ascom/Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul completou 51 anos na sexta-feira (09/7), em comemoração a data promoveu uma transmissão ao vivo pelas redes sociais sobre “Cidades Resilientes e os novos desafios mundiais no planejamento urbano”.

A live foi conduzida pelo Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil do RS, coronel Júlio César Rocha Lopes, contou com a presença do palestrante, Patrick Fontes, coordenadores regionais e municipais de Defesa Civil do Estado. O coronel Rocha ressaltou a importância de falar sobre Cidades Resilientes, uma das prioridades definidas pelo Marco de Sendai que visa à redução do risco de desastres.

O governador Eduardo Leite, por meio de vídeo, parabenizou o chefe da Defesa Civil, os coordenadores regionais e a todos os servidores que diariamente se dedicam ao importante trabalho da prevenção até a reconstrução de cenários em desastres no Rio Grande do Sul.

O governador destacou, a importância que é termos uma política de ações de prevenção e pessoas preparadas para atuarem em desastres e eventos adversos. “Se de um lado é impossível evitarmos que eles aconteçam, de outro, é bastante possível nos prepararmos e tornamos o nosso Estado mais resiliente, reduzindo os impactos e danos às cidades e às pessoas”, salientou o governador Eduardo Leite.

Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil do RS, Cel Rocha Lopes.

O palestrante Patrick Fonte, destacou a importância do planejamento urbano e as políticas de desenvolvimento local, regional e nacional para a construção de Cidades Resilientes. Atualmente Patrick mora em Londres, na Inglaterra, e trabalha como Planejador Urbano Sênior, desenvolvendo projetos para diversos países na Europa, na África, e no Oriente Médio.