Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Aviso de pauta

Publicação:

Segundo Encontro de Operadores de Gestão de Desastres da Região Sul no município de Pedro
Aviso de Pauta - Foto: Divulgação/Defesa Civil/ Art Gabriel Picinatto
Por Ana Paola Dala Barba/Ascom-Defesa Civil
 
Na terça-feira (17), às 14h30, na Sala de Gestão do Departamento de Comando e Controle Integrado da Secretaria da Segurança Pública, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado coordena a instalação da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais Envolvendo Produtos Químicos Perigosos (P2R2).
 
A Comissão Estadual P2R2 foi criada pelo Decreto nº 43.591, de 25 de janeiro de 2005. A atual composição da comissão foi designada por ato do Governador do Estado, publicado em Diário Oficial no dia 02 de Agosto de 2019.
 
A posse dos novos membros da comissão (titulares e suplentes), representando dezesseis instituições estaduais e federais, cumpre o cronograma de metas relativo ao aperfeiçoamento da comissão P2R2. A iniciativa faz parte da Ação Programática de Gestão em Defesa Civil, constante do Plano Plurianual 2020-2023 e parte do monitoramento estratégico do Governo do Estado.
 
O programa consiste na adoção de estratégias de articulação dos órgãos de fiscalização, desenvolvimento de programas de capacitação, específicos para atuação em eventos de emergências química, biológica, radiológica e nuclear. Além do reaparelhamento dos órgãos de primeira intervenção estatal como a Fepam, Corpo de Bombeiros Militar, Brigada Militar, através dos Comandos Rodoviários e Ambiental, o qual faz parte de um importante campo de atuação da Defesa Civil Estadual.

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul