Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Civil realiza reunião para aperfeiçoamento do programa P2R2 do Pólo Petroquímico de Triunfo

Publicação:

Sete pessoas reunidas ao redor de uma mesa conversando.
Reunião entre Defesa Civil e representantes do Pólo Petroquímico

Terça-feira (23), na sede da Defesa Civil do Estado, foi realizada uma reunião para  atualização do plano de auxílio mútuo e aperfeiçoamento do programa de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2) do Pólo Petroquímico de Triunfo.

Segundo o subchefe de Defesa Civil, tenente-coronel Rodrigo Dutra, “a Defesa Civil Estadual é articuladora das ações de prevenção e mitigação para o enfrentamento de emergências com produtos químicos”. A implementação de procedimentos de pronta resposta e o treinamento para abandono de áreas potencialmente afetadas por uma emergência tecnológica, foram pautas da reunião.  

Participaram do encontro, integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do RS, Conselho de Segurança do Pólo Petroquímico, Defesa Civil e Prefeitura de Triunfo. A segunda reunião já está prevista para a próxima semana, com objetivo de preparar um treinamento nas áreas de risco próximas ao Pólo.

Programa P2R2

 O programa P2R2 tem como objetivo de prevenir a ocorrência de acidentes com produtos químicos perigosos e aprimorar o sistema de preparação e resposta a emergências químicas no país. O conhecimento prévio das áreas mais propensas à ocorrência de acidentes com esses produtos é fundamental aos órgãos públicos, setor privado e à comunidade de forma a prepará-los tanto para a ocorrência de acidentes como para seu atendimento, visando conter ou minimizar os efeitos danosos ao meio ambiente e à população.

Notícias

Defesa Civil do Rio Grande do Sul