Artesãs do Programa Gaúcho do Artesanato doam 163 peças de roupas infantis para a Campanha do Agasalho

Mais de 150 peças, entre toucas, luvas, mantas, casacos e sapatinhos, foram doadas na manhã desta terça-feira (16). - Foto: Laura Píffero / Ascom Stas
Por Laura Píffero/Ascom Stas

Confeccionadas por 20 artesãs do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), 163 peças, entre toucas, luvas, mantas e sapatinhos, foram doadas na manhã desta terça-feira (16/7) para a Campanha do Agasalho 2019 do RS. De todos os tamanhos, cores, enfeitadas com laços e fitas, as peças foram feitas pelas mulheres da Casa do Artesão de Porto Alegre, que fica na avenida Júlio de Castilhos, 144.

“Esse trabalho impecável delas atende a uma necessidade da nossa campanha: a doação de roupas infantis. Elas produziram tudo com muito carinho, etiquetaram e enfeitaram. Um ato lindo e solidário”, afirma a secretária de Trabalho e Assistência Social (Stas), Regina Becker.

Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil do RS, coronel Júlio César Rocha Lopes, as doações devem ser encaminhadas em breve para quem precisa. “Temos várias entidades cadastradas. Vamos fazer uma análise e repassar rapidamente, porque o frio não espera”, diz.

Coordenado pela artesã Marlene Leal Garcia, o PGA é referência no Estado como gerador de trabalho e renda. “Esse foi um trabalho feito por 20 mulheres que se reuniam toda terça-feira para confeccionar as roupas”, explica Marlene.

Programa Gaúcho do Artesanato

O PGA é vinculado a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social e Stas,  tendo como missão incentivar a profissionalização dos trabalhadores que produzem artesanato e fomentar a atividade com políticas de formação, qualificação e orientação ao artesão. O PGA busca também a qualidade do produto artesanal e a abertura de espaços para a comercialização da produção.

Números da Campanha do Agasalho

Vinte artesãs dedicaram tempo e talento para produzir peças que irão agasalhar crianças. - Foto: Laura Píffero / Ascom Stas

Até agora, a Campanha do Agasalho arrecadou 1.195.863 itens, sendo que 206.398 são infantis. Foram 54.974 calçados de adultos, 18.194 calçados infantis, 90 colchões e 19.153 itens de cama, mesa e banho. Foram beneficiadas com as doações 189 prefeituras e 21 entidades assistenciais e estão na fila aguardando doações 18 prefeituras e 48 entidades assistenciais.