Após adiamento, CCR ViaSul promove simulado de acidente no túnel do Morro Alto

Após adiamento, CCR ViaSul promove simulado de acidente no túnel do Morro Alto
Após adiamento, CCR ViaSul promove simulado de acidente no túnel do Morro Alto - Foto: CCR VIASUL
Por CCR VIASUL

Nesta quarta-feira (20), às 10h, a CCR ViaSul realiza no túnel do Morro Alto, na altura do km 67 da BR-101, em Maquiné, exercício simulado de acidente com vazamento de produto perigoso. A ação, que seria realizada previamente em agosto e foi adiada por conta do mau tempo,  acontecerá no interior dos túneis das pistas sul e norte e contará ainda com a participação dos seguintes órgãos: Polícia Rodoviária Federal (PRF/RS), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam/RS), Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBM/RS), Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Grupo São Francisco, Geo Emergência Ambiental e Rede SIM de Postos.

O cenário será de uma colisão entre um carro e um caminhão transportando produto perigoso (gasolina), que resultará no vazamento do material sobre a pista, bloqueando-a totalmente. Para fins didáticos, a gasolina será substituída por água. Ainda, voluntários farão os papéis de vítimas, sendo uma grave, uma ilesa e duas moderadas.

Como será necessário o bloqueio total da rodovia, o tráfego será desviado da seguinte forma: na pista Norte (sentido litoral), os motoristas deverão acessar a entrada para a antiga BR-101, no acesso na altura do km 71. Já motoristas que seguem sentido Porto Alegre deverão entrar no acesso na altura do km 67 da rodovia, também seguindo pela antiga BR-101. As equipes da Concessionária estarão nos locais informando os desvios. A CCR ViaSul também informará aos usuários da rodovia por meio de mensagens em seus painéis eletrônicos. Moradores, prefeituras e comércios no entorno também foram previamente comunicados sobre o exercício de forma a diminuir eventuais transtornos.

Em caso de chuvas, o evento acontecerá normalmente, porém, em outro local. Nessa situação, a ação será também na BR-101, na rua lateral na altura do km 63, na pista sentido norte, às 10h, simulando o mesmo cenário.

“Os objetivos da realização deste exercício são os de promover a integração entre os diversos órgãos de resgate e trânsito do Estado e ampliar a capacitação desses profissionais para situações extremas, de modo a mantermos as equipes preparadas para atender a qualquer ocorrência, no menor tempo e com a máxima qualidade, até mesmo em um eventual acidente deste porte”, afirma o gerente de Atendimento da CCR ViaSul, Diogo Stiebler.

Na oportunidade, serão testados, ainda, todos os equipamentos de emergência existentes no túnel como jatos ventiladores, portas corta fogo, megafonia e sinalização de evacuação.

O simulado de acidente com produto perigoso integra o cronograma de ações previsto para a Semana Nacional de Redução de Desastres.

Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU)

Os usuários dos trechos concedidos das BRs 101, 290 (Freeway), 386 e 448 têm à disposição, 24 horas por dia, atendimento de emergência médico e mecânico, inspeção permanente de tráfego, solicitação de informações, entre outros, acionados por meio do Disque CCR Viasul 0800 000 0290 pelo WhatsApp pelo (51) 3303-3858.

Além do atendimento ao longo dos 473 quilômetros, a concessionária disponibiliza 14 Bases de Serviços Operacionais, onde ficam dispostos os veículos indispensáveis ao atendimento das ocorrências. Sete desses pontos contam com Serviços Atendimento ao Usuário (SAU), oferecendo estruturas com banheiros, fraldários, água e café, totens para informações, entre outros.

As equipes do SAU são compostas por mais de 200 colaboradores, dos quais aproximadamente 100 são de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), entre socorristas, enfermeiros e médicos. A frota do serviço é composta por 67 veículos de atendimento, entre guinchos leves e pesados, caminhões-pipa, caminhões de apreensão de animais, ambulâncias de resgate e de UTI móvel.