Repasse de verbas aos municípios afetados pelas adversidades meterológicas
Publicação:
Na última quinta-feira (29), o Governo do Estado do Rio Grande do Sul autorizou um repasse de R$ 22.478.911,73 aos municípios atingidos pelas ocorrências meteorológicas adversas dos últimos meses. A Secretaria da Saúde e a Federação das Associações de Municípios (Famurs), foram organizações importantes para o andamento do processo. Critérios de trabalho, orientação e assessoramento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul foram utilizados para autorização do repasse.
Mais de 200 municípios de todas as regiões do Estado foram assolados por adversidades como enxurradas, inundações, vendavais, incidência de granizo e chuvas intensas. O número de desabrigados e desalojados chegou a mais de 12.000 pessoas no período de maior dificuldade. Problemas na infraestrutura pública e em diversas áreas da zona rural foram constatados em vistorias feitas pelas Coordenadorias Regionais de Defesa Civil.
Workshop:
Entre os dias 19 e 21 de junho, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, em parceria com o Ministério da Integração Nacional, recebeu 68 municípios que demonstravam a necessidade de obter algum tipo de assistência para finalizar documentações. Com o êxito do evento, os municípios puderam alcançar a regulamentação total em seus processos – que passa por vistoria, decretação de Emergência e vai até planos de restabelecimento e reestruturação.
Durante o evento, coordenadores regionais, técnicos do Ministério da Integração Nacional, e representantes municipais estiveram reunidos para que houvesse a garantia do bom andamento dos processos em sua totalidade.
Novos workshops estão sendo montados para orientar os municípios que tiveram sua Situação de Emergência homologada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Próximo evento ocorre entre as próximas segunda (3) e quinta-feira (6). A Defesa Civil somos todos nós!